1º Congresso Lusófono sobre Esoterismo Ocidental
LISBOA | 7 a 10 de Maio de 2016

Simpósio Temático: Arte e Esoterismo Ocidental – Grupo A: Artes Visuais

Coordenação: Teresa Lousa (UL)

A arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética.

Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil.

Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.


Comunicações:

Roger Ferrer Ventosa
Representaciones artísticas del no dualismo
Hugo Ferrão
O Repouso de Diana de Ivo Saliger – Imagem pictórica, vestígio e inscrição esotérica
M.E. Warlick
Alchemy and other Esoteric Traditions in Surrealist Art
Filipe Alberto da Silva
Neoplatonismo Como Expressão Do Hermetismo: Uma Chave Para Novos Paradigmas
Luís Campos Ribeiro
Estrelas, cometas e profecia: a conjugação de arte, ciência e astrologia em Portugal no século XVII
Júlio Mendes Rodrigo
O Andrógino Hermético: um “Ser Duplo” através das Artes e das Letras
Thereza Baumann
Admiranda Narratio: arte e esoterismo em Theodore de Bry
Anna Váraljai
Theosophic Art and Theosophic Aesthetic in Hungary – In Ten Years, in the Aspect of the Theosophical Society Journal (1912-1928)
Henrik Johnsson
Occult Art Theories of Scandinavian Modernism
Jorge Tomás García
Un tiempo nuevo: representaciones de Aión en la musivaria romana
Dora Iva Rita
Uma narrativa inesperada numa pintura do Martírio de S. Sebastião
Inês Garcia
Bosch, fantasia e espiritualidade: Uma relação intrínseca
Salomé Marivoet
O Espiritual na Pintura Contemporânea. Contributos das obras escritas e artísticas de Kandinsky e Rothko ao estudo do transcendental místico na linguagem pictórica
Manuela Soares
A Evolução da Mão
João Peneda
Kadinsky e o “Espiritual na arte”
Teresa Lousa
Pintar de olhos vendados: de Francisco de Holanda a Juan dela Cruz